Colégio Itatiaia F. 11 3885 7661Colégio Itatiaia Berçário e Educação Infantil

(ver mapa)

Projetos pedagógicos

Colégio Itatiaia e a Pedagogia de Projetos

Com o trabalho utilizando Projetos o Colégio Itatiaia vem, já há algum tempo, colhendo excelentes resultados na aprendizagem dos alunos.
Podemos notar claramente mudanças importantes no comportamento das crianças: ao serem desafiadas frente a uma situação problema que incite sua curiosidade, tornam-se cada vez mais capazes de expor seus pensamentos, mas também de ouvir aos outros e refletir, de forma crítica. Mostram-se capazes de utilizar o que aprenderam em situações reais. Podem facilmente analisar, ponderar, duvidar, planejar, enfim, mostram-se desde cedo, prontos para ter uma participação ativa sobre a sociedade em que vivem. A escola, trabalhando com Projetos,  deve ser um espaço de vivência, onde o aluno possa experimentar tudo.

E como isso acontece?

Desvencilhando-se da velha maneira de educar, colocando em prática um plano de ação voltado verdadeiramente para a formação de indivíduos independentes e críticos.
O primeiro ato desse processo é saber que na Pedagogia de Projetos, um plano de ensino não vem pronto, é um processo em constante construção. Toda a programação vai sendo organizada ao longo do trabalho.
Inicia-se com uma situação problema, um assunto que seja relevante para a turma.
A partir do tema, são propostas tarefas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
Encorajar os alunos a participarem ativamente de todo o processo, desde a organização do projeto até as etapas de desenvolvimento é o passo seguinte.
O papel do professor, nesse momento, é de extrema importância, pois ajudará a encaminhar o processo, organizando, questionando, avaliando e explorando os interesses dos alunos.

E como fica o conteúdo curricular?

Os conteúdos curriculares continuam, sim, dentro da proposta pedagógica.
A diferença está em “como fazer”.
O conhecimento teórico continua sendo trabalhado, porém, de forma significativa.
O professor vai inserindo os conteúdos disciplinares no decorrer do projeto.
Um exemplo: em um projeto sobre “Alimentação saudável”, podemos inserir com facilidade conteúdos disciplinares como:

• Ciências - Os cinco sentidos: nos alimentos, estimular os alunos a sentirem sua textura, odores, sabores, explorar formas e cores.
  • Ecologia e meio ambiente: ao falar sobre os alimentos industrializados, fábricas que, ao modificarem alguns alimentos, respeitam ou não a natureza.
  • Matemática: trabalhar pesos e medidas nas receitas culinárias, quantidades dos ingredientes, propor resoluções de problemas simples como: quanto falta, quanto sobrou, o que fazer com o que sobrou, quanto necessito para “dobrar” a receita.
  • Estudos Sociais: diferenças culturais relacionadas a alimentação, os hábitos alimentares de cada família, datas festivas que têm como cultura hábitos alimentares definidos.
  • Ciências e Saúde: importância da alimentação saudável, características dos alimentos desde o plantio até o consumo final, grupos de alimentos, alimentos que podem ser consumidos ao natural e os que necessitam ser “modificados”, origem dos alimentos (animal ou vegetal).
  • Comunicação e Expressão: aquisição de novo vocabulário, diferenças de denominações conforme regiões: macaxeira no Nordeste e mandioca no Sudeste, capacidade de diálogo nos debates, leitura através das pesquisas.

Assim, no decorrer do trabalho com Projetos, os alunos e  professores vão:

• Pesquisar e trocar informações com o grupo
  • Formular novas hipóteses
  • Registrar as informações em diferentes tipos de linguagem
  • Vivenciar momentos coletivos de discussões e tomadas de decisões, estimulando o respeito pelo outro e a sociabilidade
  • Articular o tema aos objetivos gerais
  • Reinventar as informações
  • Perguntar e problematizar sempre, abrindo ainda mais o leque de opções
  • Avaliar, junto com o  grupo, os resultados obtidos

O antigo sistema de ensino “engessado” e passivo fica definitivamente para trás.
Através da ação, exploração e de experiências realmente significativas, o aluno vai adquirindo habilidades e competências que serão úteis para toda a sua vida.

Colégio Itatiaia - 2014 - Há 34 anos com você e seu filho!