Colégio Itatiaia F. 11 3885 7661Colégio Itatiaia Berçário e Educação Infantil
 

 
 UNIDADES:
 Aclimação: Berçário e  Educação Infantil
 Parque da Aclimação:  Berçário e Educação  Infantil
 Paraíso Tutóia:  Berçário e Educação  Infantil
 Paraíso Paulista:  Berçário ao Nono Ano
 Moema: Berçário e  Educação Infantil
 Campo Belo: Berçário e  Educação Infantil
 
 
 Home
 Acontece
 Blog do Colégio Itatiaia
 em japonês
 Artigos
 Proposta Pedagógica
 Eventos
 Atividades
 Cardápio
 Projeto Bilíngüe
 Área restrita para os
 pais
 Imprensa
 Fale Conosco

 
 
 MAIS:
 Links Úteis
 
 
 

Atividade de estímulo para bebês

 

O “brincar, puro e simples”, está inserido na rotina diária, como primeiro e principal objetivo do colégio. Tudo é trabalhado de forma bem lúdica, em um ambiente acolhedor e alegre, transmitindo aos bebês que as atividades são, na verdade, gostosas brincadeiras!

 

Nesta primeira fase de desenvolvimento, o bebê aprende através da observação, exploração e repetição. Por isso é necessário que as atividades sejam trabalhadas durante toda a semana, podendo ser repetidas conforme os critérios de observação das educadoras do colégio.

 

As atividades de estímulo no berçário do Colégio Itatiaia são feitas em horários variados, através de atendimento individual ou pequenos grupos.

Elas acontecem desta forma em função da rotina diferenciada dos bebês, bem como das variações de idades.

 

O planejamento é quinzenal e as atividades previstas são trabalhadas no decorrer dos dias respeitando a disposição de cada bebê.

 

É importante ressaltar que durante a permanência no berçário, além das atividades deste planejamento, há os estímulos “informais” que acontecem naturalmente durante a rotina, através de conversas, músicas, carinhos e  brincadeiras livres entre os bebês.

 

As atividades propostas têm objetivos pedagógicos variados, que são:

  • Adaptabilidade geral ao meio ambiente, gerando sentimentos como felicidade, bom humor e segurança;

  • Sociabilidade;

  • Desenvolvimento da coordenação motora;

  • Comunicação e expressão;

  • Percepção sensorial (auditiva, visual, tátil, olfativa e gustativa);

  • Inteligência;

  • Curiosidade e desejo de explorar;

  • Espírito inventivo;

  • Senso de descoberta.

 

“Os bebês querem – e de fato precisam – ser ativos.

Os bebês nascem com um forte desejo de saber.

Os bebês, inerentemente, procuram por estímulo.

Os bebês adoram explorar e manusear.

Os bebês gostam de experimentar suas habilidades recém-adquiridas.

Os bebês constroem conhecimento agindo e interagindo com os objetos à sua volta.”

 

(Trecho do livro “Estimulando a mente do seu bebê”, de Dr. S. H. Jacob)





1ª QUINZENA DE ABRIL

 

·  Música: “Casinha”.

·  Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”.

·  Massagem infantil, com toques para relaxar utilizando a ponta dos dedos sobre o corpo.

·  Brincar de esconde-esconde utilizando um lenço sobre o rosto do bebê.

·  Voa voa, aviãozinho (brincadeira com a criança imitando o movimento do avião).

·   Dentro e fora (colocar e retirar brinquedos de uma caixa e deixar que a criança perceba que a caixa está cheio ou vazia).

 

2ª QUINZENA DE ABRIL

 

  • Música: “Não atire o pau no gato”.
  • Cócegas (passar a pena sobre o corpo da criança).
  • Empilhar os brinquedos.
  • Balança caixão (colocar o bebê sobre um pano e brincar cantando: “Balança caixão, balança você, depois de uma palma, vá se esconder”).
  • Jogar bola.
  • Bicicletinha (estimular o movimento das pernas).
  • Bola no túnel de pano.

 

 

Colégio Itatiaia - 2014 - Há 34 anos com você e seu filho!